Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Descobri que meu filho é alérgico e agora?

Depois de dois anos de antibióticos frequentes,crises alérgicas, sinusites, otites, rinites, garganta inflamada e infeccionada, conjutivitite alérgica, dermatite atópica de repetição, além de dores na barriga, gases, fezes volumosas, perda de peso e as vezes vômito... Eu cansei! Pensei : " Chega de benzetacil, de antibióticos, corticóides e outras coisinhas mais"...
O pediatra depois de todo este histórico, achava normal para criança que vive na cidade de São Paulo, mas eu não achava. Resolvi por conta própria procurar um alergista, que só de descrever, já disse de cara: " Tire o leite por um mês e vamos ver o que acontece, pois no exame, pode dar um falso negativo, mas podem ser alérgicos ou intolerantes à lactose". Deu-me três apostilas feitas por ele, para que eu pudesse estudar e entender melhor o caso...
Saí daquela consulta sem chão, me sentindo péssima, porque a base da alimentação infantil é a base de leite e seus derivados. E agora, o que seria? O que eles comeriam? E as festas de aniversários?
Depois dos primeiros minutos de desespero, fui ao mercado e comecei a ler os rótulos, e quase tudo tinha leite em sua composição.Às vezes os nomes nos rótulos nos induzem ao erro e o leite pode aprecer como: caseína, todos os tipos de caseinato (de cálcio, de sódio, de potássio,etc...), creme de leite, soro de leite, lactoalbumina, lactoglobulina, fosfato de lactoalbumina, lactoferrina, lactulose.  O ácido lático, encontrado em muitos produtos industrializados, principalmente pães, mas não é derivado do leite.
Por tanto temos que ter muito cuidado com os componentes e nos atentarmos aos rótulos dos produtos.

Interessante!

Qualquer pessoa pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) das empresas e solicitar informações mais detalhadas e inclusive listas de seus produtos que não contenham leite, ovos, glúten, etc.

9 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa! Muito legal e útil este blog,sucesso!

    ResponderExcluir
  2. depois de seis meses de muita dor chora diarreia vomitos noites sem dormir,descobri que minha filha é alergica a leite ,não ganhava peso nunca,100 a 200 gr mes agora com a descoberta ela esta outra criança mas a procura por produtos é outro problema dificeis de encontrar até pq ela ainda esta com 8 meses e a maioria dos produtos só depois de 1 ano

    ResponderExcluir
  3. sou ana do RS moro em Capão da Canoa do comentario acima...

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana,

    Ter descoberto ainda bebê que seu filho é alérgico é um grande passo para a melhora dele, e quem sabe até a cura... Pois de acordo com minhas pesquisas,a ,maioria dos bebês consegue super a alergia ao leite e ao ovo até o segundo ano de vida.
    No meu caso, é um pouco mais complicado pois decobri quando meu filho tinha dois anos e minha filha 5.
    Mas conversando com o pediatra do seu filho ou um nutricionista acho que vc conseguirá resolver os problemas com a alimentação dele. Por enquanto, ele ainda não sente falta de comer um danoninho, um todynho, etc.

    ResponderExcluir
  5. minha filha vive com a garganta inflamada toma antibiotico mes sim mes não, mesmo assim vive com a garganta irritada e segura a comida na boca e depois cospe que sofrimento, vive com aftas cólicas desconforto para dormir levei no otorrino e ele falou que pode ser alergia a leite ela mama peito e tenho evitado leite e derivados porque percebo que ela piora com eles mas sem eles ela tambem não está bem será o leite materno?

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Com minha primeira filha, eu a amamentei até um ano e nove meses, e eu tomava leite e ela ficava com muita dor de barriga e chegava a ter uns "fiozinhos" de sangue pelas fezes, e sua garganta sempre inflamada fazendo uso de antibióticos, não engordava quase nada. ( Eu não tinha a menor idéia que poderia ser alergia ao leite). Depois que tirei do peito, a médica mandou introduzir leite e ela não suportava, tomava uns 10 a 20 ml e sentia náusea.
    No seu caso, me parece ser alergia ao leite sim, e você não só deve evitar ingeri-lo, como excluí-lo totalmente, como se vc tivesse a alergia, observe e relate ao pediatra na próxima consulta. Os médicos , normalmente, só indicam a retirada do leite materno em casos extremos. Quantos meses tem sua filha?

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Descobri a alergia em meu filho aos 4meses de idade, numa bela manhã, com intenção de retirar meu bebê aos poucos do peito para voltar a trabalhar, fiz uma mamadeira com 10ml de leite morninho, levemente adoçado e tentei faze-lo experimenta-lo. Foram apenas algumas gotas que foram suficiente para faze-lo ter um choque anafilático, as poucas gotas que bebeu conseguiu vomita-las e sua boca e a garganta imediatamente ficaram inchadas. Foi um grande susto em menos de 10 minutos, de pijama e tudo fui parar com ele no Pronto Socorro. Desde então apenas leite a base de soja e nada que contenha lactose, sim, varias vezes tivemos problemas com garganta inflamada, sim ele tem um pouco de dificuldade de ganhar peso e uma dermatite horrorosa na pele toda vez que ingere algo que contenha traços do leite... Ja estamos procurando uma gastropediatra para nos auxilar e ver como esta a redução do nivel da alergia dele...
    Não é fácil, mãezinha..

    ResponderExcluir
  9. Tânia,

    Meus filhos tem 6 e 8 anos e ainda tem alergia ao leite, mas quando se descobre bem cedo é possível diminuir ou até sarar definitivamente.

    Comecei um tratamento com uma uma ecxelente gastro, especialista em alergias alimentares e posso te indicar(S. Paulo), mas não atende convênio. Se quiser o contato, depois eu te passo.

    Não é fácil arrumar um bom gastropediatra.

    Bjs

    ResponderExcluir