Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O Paladar



Nenhum animal desenvolveu uma combinação dos cinco sentidos tão abrangente quanto o ser humano. Foi justamente essa versatilidade que nos ajudou a chegar desde os primórdios até aqui, oo ser humano é capaz de se adaptar a sabores novos. A nossa capacidade de sobrevivência depende diretamente dos cinco sentidos!
Seja vegetariano ou carnívoro, o fato é que, historicamente, o ser humano sempre se dispôs a provar novos sabores. Imagine um brasileiro, chegar no Japão e comer feijão doce, ou na China e provar ovo milenar, um ovo de pato cru que fica enterrado por 100 dias. Num primeiro momento, nos causa estranheza, mas o fato é que o ser humano é capaz de adaptar novos sabores ao seu paladar. Chineses, japoneses e brasileiros não são organicamente diferentes. É tudo uma questão de hábito. E essa é uma grande vantagem que o ser humano leva sobre outros animais.
Quando dizemos para alguém que nosso filho é alérgico ao leite, a primeira reação é a de indignação e piedade, mas acredite, as crianças aprendem a saborear novos alimentos ou, os mesmos alimentos preparados de maneira alternativa.
Meu filho sempre pediu seu “leitinho”, primeiramente o de vaca, depois o de soja, mas desenvolveu alergia à soja e aí tomava vitaminas de frutas feitas com leite de aveia. Agora além das vitaminas toma também sucos e um leite chamado Alfaré ou Pregomin Pepti, que os médicos dizem que o sabor é horrível, e ele ama.
Pensando nisto adaptei muitas receitas comuns feitas com leite, por exemplo, o purê de batata, utilizando apenas a água do cozimento e margarina Becel. E a partir de hoje começarei a postar algumas receitinhas, que meus filhos adoram e tenho certeza que todos vão gostar.
            Devemos proporcionar uma alimentação saudável e balanceada para as crianças, mas por freqüentarem escolas, festas, eventos, etc, elas sentem vontade de comer coisas diferentes como uma coxinha, enroladinho de salsicha, pão de queijo, que não são tão saudáveis, mas que fazem parte da infância. Já peço desculpas às mães que não concordam comigo, mas postarei algumas destas receitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário